Seis municípios estão em situação de emergência

Seca | 05.10.2015 às 14:39h

Em Sergipe, seis municípios estão com o decreto de situação de emergência assinado. São eles: Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória, Poço Redondo, Frei Paulo, Canindé de São Francisco e Gararu. No entanto, por conta das chuvas que caíram nas cidades durante o período de inverno, a Defesa Civil Estadual suspendeu, temporariamente, o serviço de carros pipa, mas deverá retornar agora com o início da primavera já que a estiagem é predominante nesta época. Das 123.470 pessoas afetadas, 47.721 são assistidas pela Defesa Civil.


seca SergipeDe acordo com o tenente-coronel José Erivaldo Mendes, coordenador estadual da Defesa Civil, desde julho a operação de caminhão pipa estava parado, mas deve retornar agora em outubro já que as chuvas já estão cessando. Segundo a Defesa Civil, ao todo, atendem aos seis municípios, 57 caminhões pipa, sendo 18 em Frei Paulo e 11 em Monte Alegre e em Frei Paulo. "Em julho e agosto geralmente interrompemos a operação de serviço de água e possivelmente retornaremos as atividades de distribuição de água agora em outubro nos municípios que têm o decreto assinado", disse.


O tenente-coronel José Mendes explica ainda que a situação de emergência é solicitada pelas coordenadorias municipais. "Cada município tem sua coordenadoria. Quando percebem que o município está precisando de ajuda, a coordenadora faz uma vistoria nos locais mais afetados, e envia um relatório à Defesa Civil do Estado. Depois disso, nós vamos até o local e fazemos uma nova vistoria para constatar que a área precisa realmente dessa ajuda, se precisar a gente manda auxílio", concluiu. (Foto: Jadilson Simões/ Equipe JC)


Mendes informou ainda que carros pipas do governo federal vêm atendendo às regiões mais críticas, mas que o Governo do Estado está monitorando e pronto para atuar quando houver a necessidade, caso a situação se agrave. "Temos potencial para agregar mais 100 carros pipas nesta ação. De imediato podemos começar com um número menor e ir aumentando de acordo com as necessidades", informou Mendes.


Segundo o meteorologista do Centro de Meteorologia de Sergipe, Overland Amaral, a previsão é de sol tanto na capital quanto no interior. Quanto a possibilidade de seca nos municípios sergipanos, Amaral esclareceu que é preciso fazer uma análise detalhado de elementos como o comportamento oceânico, atmosférico, etc., para saber se a população será afetada ou não por esse fator. "Estamos num período de estiagem, então a predominância de dias de sol será bem maior", disse.


Fonte: Jornal da Cidade - Por: Grecy Andrade


Você pode contribuir com o portal enviando informações para:
E-mail: gilsondeoliveira@gilsondeoliveira.com.br
WhatsApp: (079) 9660-2561 (Disponível apenas para mensagens de textos e fotos)


* Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

 

comentários
WhatsApp: (79) 99977.1266
Email: gilsondeoliveira@gilsondeoliveira.com.br
Gilson de Oliveira - mais notícias
2007 - 2024 Gilson de Oliveira, mais notícia