Estudante sergipano conquista ouro na etapa nacional da Olimpíada de Língua Portuguesa

Sexta edição | 10.12.2019 às 18:07h

Com medalha de ouro no peito e o sentimento de dever cumprido, o jovem Ryan Victor Santana Silva retornou da premiação nacional da sexta edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, que aconteceu na segunda-feira (09), em São Paulo. Destaque na categoria "artigo de opinião", o sergipano recebeu o prêmio acompanhado do seu orientador, o professor Jorge Henrique Vieira Santos. Durante a solenidade, 20 produções vencedoras foram agraciadas - quatro por categoria de inscrição -, os alunos autores e seus respectivos professores.

Aluno do 3.º ano do ensino médio em tempo integral, Ryan Santana retorna de São Paulo trazendo na bagagem experiências de um momento que, segundo o estudante, foi único. Ele concorreu com mais de 65 artigos de alunos do Nordeste e passou para a etapa final com o artigo de opinião Desenvolver ou Preservar a Amazônia, redigido para a banca examinadora da olímpiada. "É muito gratificante ter esse reconhecimento e poder representar meu estado nesse evento tão grandioso e importante para nós estudantes de escola pública. Desde o começo, quando participei das oficinas, não pensava em chegar a este nível nacional. Para mim foi uma surpresa", disse o jovem, ao desembarcar em Aracaju. (Foto: Divulgação)

Ele ainda considera necessária a mobilização das comunidades escolares em torno das ações que evidenciam o potencial de escrita dos alunos. "Espero que esse prêmio estimule outros jovens, como fui estimulado. Que possamos ter mais representantes de Sergipe e que continuemos batendo recorde de inscritos porque esse é o momento de mostrarmos que somos capazes", comemorou Ryan Victor. Em Sergipe foram inscritos 445 Escolas, 743 professores e 1.615 textos nas cinco categorias.

Quem também estava feliz com a conquista foi o professor Jorge Henrique Santos, orientador do aluno sergipano agraciado com medalha de ouro. "Essa conquista representa o coroamento de um trabalho que a gente já vem desenvolvendo lá no Manoel Messias. Das seis edições, o colégio participou de quatro - e garantiu duas medalhas de prata; uma de bronze e, agora, essa de ouro. Portanto, as oficinas da olimpíada já promovem uma mudança significativa na prática pedagógica da escola, e essa medalha acaba estimulando mais ainda os alunos a quererem viver a emoção desse evento fabuloso. A olimpíada transforma a vida da gente", celebrou o discente, que também orientou Samuel dos Santos, medalha de prata na terceira edição do concurso, em 2012, no gênero Artigo de Opinião.

A competição estudantil acontece a cada dois anos, e os alunos escrevem um texto de acordo com a temática apresentada. Nesta sexta edição, o tema das produções foi "O lugar onde vivo", que propicia aos estudantes estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania. Os alunos candidatos trabalharam os gêneros: poema, crônica, artigo opinativo e memórias literárias. Além desses, houve uma novidade para esta edição: o gênero documentário. A olimpíada é uma iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), e integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro.

Homenagem

Em novembro, os estudantes finalistas foram homenageados pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc). Nove alunos das escolas municipais e estaduais de Sergipe foram agraciados com uma medalha, certificado de reconhecimento e um kit contendo livros de diversos autores e gêneros.

Da Redação: Assessoria de Comunicação
Contatos: gilsondeoliveira@gilsondeoliveira.com.br
WhatsApp: (79) 9-9977-1266 (Colabore com o Site com sugestões, fotos e vídeos)
*Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

 

comentários
WhatsApp: (79) 99977.1266
Email: gilsondeoliveira@gilsondeoliveira.com.br
Gilson de Oliveira - mais notícias
2007 - 2024 Gilson de Oliveira, mais notícia