Morre em Brasília, o ex-governador de Sergipe João Alves Filho

Luto na política de Sergipe | 25.11.2020 às 08:55h

No começo da madrugada desta quarta-feira (25), faleceu aos 79 anos de idade, o ex-governador João Alves Filho (DEM). Doutor João estava internado desde a quarta-feira (18), na Unidade de Tratamento de Intensivo (UTI) do Hospital Sírio Libanês, em Brasília/DF, após sofrer uma parada cardíaca em seu apartamento no Distrito Federal, onde morava com a senadora Maria do Carmo Alves (DEM).

Já no hospital, o ex-governador apresentou quadro de infecção pulmonar, que levou a realização de exame para covid-19, sendo confirmada na sexta-feira (20). Depois o problema de saúde se agravou com a paralisação das funções renais e respiração somente com ajuda de aparelhos. No domingo (22), a equipe médica que o acompanhava comunicou à família que seu quadro clínico era irreversível.

João Alves já se encontrava em tratamento intensivo desde o ano passado, em unidade montada em Home Care, devido a um quadro avançado de Alzheimer, doença neurodegenerativa crónica e a forma mais comum de demência.

Biografia

João Alves Filho nasceu na capital sergipana, no bairro Santo Antônio. É casado com Maria do Carmo Nascimento Alves e desta união foram gerados os três filhos: Maria Cristina Alves, Ana Maria Alves e João Alves Neto.

Filho do renomado empresário e construtor João Alves e Maria de Lourdes Gomes, João Alves Filho era um grande estudioso e conhecedor da problemática nordestina. Preocupado com a questão das Águas, tem dedicado boa parte dos seus estudos à causa, envolvido também com a questão da transposição do rio São Francisco.

Sua trajetória política teve início aos vinte anos, quando ingressou no curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia. Nesse período, foi membro da Juventude Universitária Católica (JUC) e redator do Jornal da frente única das esquerdas e só deixou de exercer essa função a partir do golpe militar de 1964. Em 1965, começou a vida de engenheiro ao lado do pai na Construtora Alves.

Iniciou sua carreira pública assumindo a prefeitura de Aracaju (1975-1979), indicado pelos militares, a principal prefeitura da administração sergipana, durante a gestão de José Rollemberg Leite. Foi eleito governador em 1982 e nomeado Ministro de Estado do Interior pelo Presidente José Sarney em 1987. Em 1990, foi candidato ao governo de Sergipe e venceu com 364.819 votos. Em 1998, concorreu novamente ao governo de Sergipe mas ficou em segundo lugar, perdendo para o seu ex-aliado Albano Franco. Disputou o pleito ao Governo do Estado em 2002, quando obteve sucesso, derrotando o então senador José Eduardo Dutra.

Em 2006, João Alves Filho se apresentou como candidato à reeleição numa disputa polarizada entre o próprio João Alves Filho e o ex-prefeito Marcelo Déda candidato pelo PT, porém, perdeu a eleição para o candidato Marcelo Déda logo no primeiro turno, tendo obtido 45,02% dos votos válidos, contra 52,46% de Marcelo Déda. Em 2010 candidatou-se novamente ao Governo do Estado de Sergipe, não obtendo êxito, onde o então Governador Marcelo Déda foi reeleito.

Em 2012 lançou sua candidatura para prefeito de Aracaju pelo Democratas e venceu o Deputado Federal Valadares Filho, candidato apoiado pelo prefeito Edvaldo Nogueira e pelo então governador Marcelo Déda. Já em 2016, ele tentou a reeleição, mas acabou ficando de fora do segundo turno, disputado entre Valadares Filho (PSB) e o então ex-prefeito Edvaldo Nogueira.

O Escritor

João Alves é autor de diversos livros, o mais recente se chama "Toda a verdade sobre a transposição rio São Francisco" lançado dia 28 de outubro de 2008 na Livraria Escariz. Com a experiência adquirida na vida pública João Alves Filho agrupou todos os seus estudos e ideias e tornou-se um sóbrio autor, escrevendo detalhadamente a cerca de questões sócio ambientais e as suas causas e consequências. Possui em seu currículo inúmeros títulos que dissertam sobre temas, como as secas, as águas e a transposição das águas do Rio São Francisco. Tendo um amor declarado pela Região Nordeste, dedica sua vida e obras e encontrar soluções ou medidas que atendam às necessidades dos afligidos da maneira mais íntegra e satisfatória que se possa fazê-lo. Seus livros são: Nordeste, Região credora (1985); No outro lado do mundo (1988); Amazonas & Nordeste - Estratégias de desenvolvimento (1989); Conferências (1990); Pontos de Vista (1994); Nordeste - Estratégias para o sucesso (1997); Transposição das Águas do São Francisco - Agressão à Natureza x Solução Ecológica (2000); Matriz energética brasileira - Da crise à grande esperança (2003); Toda a Verdade sobre a transposição do Rio São Francisco (2008); Transposição do São Francisco - Uma Análise dos aspectos positivos e negativos do projeto que pretende transformar a Região Nordeste.

Da Redação: Gilson de Oliveira
Contatos: gilsondeoliveira@gilsondeoliveira.com.br
WhatsApp: (79) 9-9977-1266 (Colabore com o Site com sugestões, fotos e vídeos)
*Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

 

comentários
WhatsApp: (79) 99977.1266
Email: gilsondeoliveira@gilsondeoliveira.com.br
Gilson de Oliveira - mais notícias
2007 - 2024 Gilson de Oliveira, mais notícia