Câmara de Vereadores de Itabaiana tem dois presidentes e nova briga judicial

Situação vs. Oposição | 02.01.2019 às 08:18h

Ivoni Lima de Andrade (MDB) e Vardo da Lotérica (PTB) foram proclamados presidentes do legislativo itabaianense na manhã desta terça-feira, dia 1º. Ivoni vereadora eleita no pleito sucessório polêmico que resultou em briga judicial e Vardo como parlamentar mais velho.

O ex-presidente da Câmara, Zé Teles, encaminhou a posse de Vardo da Lotérica como presidentes da câmara, em ato realizado no gabinete da presidência. Ele leu o documento perante uma comissão de recesso, formada por vereadores da base do prefeito afastado Valmir, além do emblemático Vardo da Lotérica.

"Até a presente data existe indefinições judiciais quando à mesa diretora que administrará este poder legislativo, em razão do mandato de segurança ainda não transitado e julgado", comenta o documento lido por Zé Teles, que completa justificando com artigo da lei orgânica municipal, que transfere a presidência para o vereador mais idoso".

A disputa pelo cômodo de gabinete presidencial não ocorreu de forma pacífica e a vereadora Ivoni ocupou a sala da presidência e afirma que é a presidente da casa de fato e de direito. Ela justifica que é presidente com base na decisão do desembargador Rui Pinheiro do Tribunal de Justiça de Sergipe, que determinou a manutenção do resultado da mesa diretora da Câmara Municipal de Itabaiana, a qual Ivoni foi eleita. A decisão suspendeu a determinação da juíza Taiane Danusa Gusmão Barroso Sande, que havia determinado nova eleição.

Marcos Oliveira, vereador e advogado, diz que Rui Pinheiro anulou somente a realização de nova eleição, e que ele não anulou a sentença. "Ele só pode anular a sentença na apelação e não no cumprimento de sentença", diz o parlamentar.

A confusão foi tão grande que a bancada de Valmir acusa Ivoni de invadir à sala. Ela diz que o próprio vigilante que deu acesso, porém foi preciso chamar um chaveiro, pois as chaves não se encontravam lá. Da mesma forma o livro de ata.

A ocupação da sala mais disputada do legislativo Serrano vai ser decidida na justiça. (Fotos: Assessorias Parlamentares)

Da Redação: Por Aparecido Santana
Contatos: gilsondeoliveira@gilsondeoliveira.com.br
WhatsApp: (079) 9-9977-1266 (Esse número não recebe ligações)
*Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

 

comentários
WhatsApp: (79) 99977.1266
Email: gilsondeoliveira@gilsondeoliveira.com.br
Gilson de Oliveira - mais notícias
2007 - 2024 Gilson de Oliveira, mais notícia