Morte de Lampião é lembrada com celebração de Missa na Grota do Angico

Sertão sergipano | 28.07.2017 às 11:00h

O 79.º aniversário da morte de Virgulino Ferreira da Silva, popularmente conhecido como Lampião, foi lembrado nesta manhã de sexta-feira (28) com a celebração da a 20.ª edição da Missa do Cangaço, realizada no Monumento Natural Grota do Angico, situado na divisa dos municípios sergipanos de Poço Redondo e Canindé de São Francisco, no Sertão do Estado. Lampião foi executado ao lado de sua mulher, Maria Bonita, e de seu bando, depois de uma emboscada policial.

Foto: Reprodução

O ato é organizado por Vera Ferreira, neta de Lampião, e integrantes do Museu do Cangaço, com apoio logístico da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), sendo prestigiado por moradores da região, admiradores do cangaço, professores, alunos e pesquisadores de diversas localidades do Nordeste.

Morte de Lampião

O bando de Lampião acampou na fazenda Angicos, Sertão de Sergipe, no dia 27 de julho de 1938. A área era considerada por Virgulino como de extrema segurança, longe das vistas das forças policiais. Mas, na manhã do dia seguinte, os cangaceiros foram surpreendidos por uma emboscada, organizada por soldados do Estado de Alagoas, sob a batuta do tenente João Bezerra. De acordo com pesquisadores, o combate durou somente 10 minutos.

Grota do Angico

O Monumento Natural Grota do Angico foi criado pelo Governo do Estado há nove anos. Desde a sua criação, a unidade é administrada pela Semarh e recebe visitantes de várias regiões do Brasil e do exterior, para a realização de estudos e pesquisas científicas. Além de abrigar o local da história do Cangaço, representa a única unidade de conservação estadual do bioma caatinga.

Da redação, Gilson de Oliveira com informações da Agência Sergipe de Notícias
Contatos: e-mail: gilsondeoliveira@gilsondeoliveira.com.br
WhatsApp: (079) 9-9660-2561 (Não recebe chamadas)
*Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

 

comentários
WhatsApp: (79) 99977.1266
Email: gilsondeoliveira@gilsondeoliveira.com.br
Gilson de Oliveira - mais notícias
2007 - 2024 Gilson de Oliveira, mais notícia