Deputado Georgeo Passos demonstra preocupação com possibilidade de lista fechada nas eleições

Reforma Política | 21.03.2017 às 16:09h

Nesta semana, o relator da Comissão da Reforma Política na Câmara Federal, deputado Vicente Cândido (PT/SP) afirmou que vai propor em seu relatório a lista fechada para as próximas eleições.

Deputado estadual Georgeo Passos

O deputado estadual Georgeo Passos (PTC) se mostrou preocupado com essa mudança. Durante o pequeno expediente da sessão plenária desta terça-feira, 21, o parlamentar discorreu brevemente sobre o tema. (Foto: Jadilson Simões)

Para Georgeo, caso a reforma seja aprovada pelo Congresso da forma que se apresenta, a mudança será lesiva para o processo eleitoral, favorecendo alguns candidatos. "Na lista fechada, o eleitor votará no partido, que definirá a ordem dos candidatos da lista previamente. Isso vai beneficiar os grandes caciques e donos de partidos", previu.

"Além disso, a lista fechada dificulta o surgimento de novas lideranças, uma vez que ficará muito difícil ser eleito. Quem virá a participar de eleições com esses moldes?", completou.

O parlamentar lembrou que o modelo eleitoral da votação em partidos é comum em vários outros Países, mas é algo que não é habitual ao povo brasileiro. "Votamos em pessoas. Precisamos dialogar mais sobre este tema. Os partidos precisam ser fortalecidos, mas devemos estudar de qual forma. Em verdade, um dos nossos maiores problemas, é a questão do financiamento das campanhas, que é a origem dos casos de corrupção atualmente", comentou.

Por isso, ele solicitou que todos os colegas do Legislativo acompanhem de perto a questão. "Essa mudança pode ser votada a qualquer hora e deve ser colocada em prática já na próxima eleição. Fica aqui a nossa preocupação e o pedido aos demais parlamentares que fiquemos atentos", finalizou Georgeo.


Da redação: Daniel Soares - Ascom Parlamentar
Contatos: e-mail: gilsondeoliveira@gilsondeoliveira.com.br
WhatsApp: (079) 9-9660-2561 (Não recebe chamadas)
*Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

 

comentários
WhatsApp: (79) 99977.1266
Email: gilsondeoliveira@gilsondeoliveira.com.br
Gilson de Oliveira - mais notícias
2007 - 2024 Gilson de Oliveira, mais notícia