Ótica Perfil

Em solenidade na Assembleia Legislativa, Governador eleito de Sergipe é empossado no cargo

NOVA GESTÃO | 01.01.2015 às 22:34h

Eleito no dia 05 de outubro de 2014 com 537.793 (53.52%) dos votos válidos, o governador Jackson Barreto (PMDB) e o vice-governador Belivaldo Chagas (PSB) tomaram posse para os respectivos cargos na manhã desta quinta-feira, dia 1.º, em evento realizado na Assembleia Legislativa de Sergipe.

 

Governador Sergipe

 


Iniciada por volta das 10 horas com a execução do Hino Nacional Brasileiro, a solenidade foi comandada pela presidente da Alese, a deputada Angélica Guimarães (PSC), com juramento e discurso do Governador do empossado.


Após a posse, Jackson Barreto passou em revista as tropas em frente ao prédio da Assembleia Legislativa, na sequência se dirigiu a pé e acompanhado de lideranças política, familiares e amigos até o Palácio Museu Olímpio Campos, localizado na Praça Fausto Cardoso, onde fez seu primeiro discurso oficialmente como Governador do Estado de Sergipe.


Perfil


Jackson Barreto de Lima nasceu em Santa Rosa de Lima (SE), a 41 Km de Aracaju, no dia 06 de maio de 1944 e aos 14 anos de idade passou a residir no bairro Cirurgia, na Capital Sergipana, onde cursou Direito na Universidade Federal de Sergipe (UFS) e trabalhou nos Correios.


Iniciou a militância política nos anos 60 como secundarista no Centro Acadêmico do Colégio Atheneu Sergipense, em Aracaju, e consequentemente foi líder estudantil no DCE da Universidade Federal de Sergipe (UFS), durante a resistência à Ditadura Militar.


Ingressou ao extinto Movimento Democrático Brasileiro (MDB) em 1970 e dois anos depois foi eleito vereador em Aracaju. Em 1974 se elegeu deputado estadual e ainda exerceu o cargo de Deputado Federal por quatro mandatos, sendo eleito pela primeira vez em 1978. Nos anos 70, foi preso político.


Em Sergipe foi um dos líderes das Diretas-Já, em 1984. Já no ano seguinte foi eleito prefeito de Aracaju na primeira eleição direta e voltou à Prefeitura de Aracaju em 1992. Concorreu ao cargo de governador do Estado em 1998 quando foi derrotado pelo candidato Albano Franco (PSDB). Em 2002 foi eleito deputado federal e reeleito em 2006.


Em 2010, foi candidato a vice-governador na chapa encabeça por Marcelo Déda Chagas (PT) e por quase 01 ano esteve no cargo de governador interino durante o tratamento de saúde do Marcelo Déda. Após a morte de Déda em 02 de dezembro de 2014 assumiu definitivamente o Governo do Estado.


DA REDAÇÃO: Gilson de Oliveira, Mais Notícias.

 

comentários

WhatsApp: (79) 99977.1266
Email: gilsondeoliveira@gilsondeoliveira.com.br
Gilson de Oliveira - mais notícias
2007 - 2020 Gilson de Oliveira, mais notícia
Desenvolvido por Anderson Silva