Ótica Perfil

CAMPANHA ELEITORAL: Candidata com 17 anos é a mais jovem de Sergipe

ELA PODE SIM | 06.08.2012 às 10:06h
FONTE: Blog do Max - Por Max Augusto

Entre os 5.535 cidadãos que estão pleiteando um mandato eletivo em Sergipe, Dandara Prado de Souza Lopes (PSD) é a mais jovem. Aos 17 anos ela disputa um mandato de vereador no município de São Cristóvão, pela coligação “São Cristóvão para todos”, composta PSD, PSL e PC do B. Apesar de só completar 18 anos no dia 1° de janeiro (data da posse dos vereadores eleitos) seu registro de candidatura foi deferido pela Justiça Eleitoral, e ela pode sim, encarar as urnas.

Nascida em 1995, a jovem Dandara é solteira e estudante universitária. Apesar de declarar que não possui patrimônio algum (algo esperado, para a sua idade), a candidata informou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que pretende gastar até R$ 750 mil na sua campanha.

Jovens - Em Sergipe Dandara é a única candidata que não atingiu a maioridade, mas outros 88 nomes que estão na disputa possuem entre 18 e 20 anos. Eles representam 1,5% do total de candidatos, sendo que apenas um é sonha em ser vice-prefeito: Gilmar Santana dos Reis (PMN), de 21 anos, em Moita Bonita. Os demais disputam a vereança – sete deles na capital.

Idosos - De acordo com o cadastro do TSE nenhum candidato possui mais de 79 anos. Parece que houve um erro no registro em dois nomes, já que Cassio Oliveira Santos (PSB), candidato a vice-prefeito em Pinhão teria nascido em 1078 e Zé da Moto, candidato a vereador em Simão Dias, teria nascido no ano IX.

Mas 37 candidatos possuem entre 70 e 79 anos, entre eles o ex-governador João Alves Filho (DEM), que disputa a Prefeitura de Aracaju. Além dele, outros sete disputam o comando de prefeituras, sendo que a maioria já ocupou o cargo por pelo menos duas vezes. É o caso de Luiz Carlos (DEM), em Pacatuba; Padre Gerard (PT) em Japaratuba; Zé Valadares em Simão Dias (PSB) e Volney Leite (PSC) em Carmópolis.

Maioria - A grande maioria dos candidatos (67%) possui entre 35 e 60 anos. A faixa etária dos 35 aos 44 anos representam 33,5% (1924 candidatos) enquanto dos 45 aos 59 são outros 33,3% (1911 candidatos).
Da redação:
Mais Política
Comentários
Gilson de Oliveira - mais notícias
2007 - 2017 Gilson de Oliveira, mais notícia
Desenvolvido por Anderson Silva