Ótica Perfil

RESPOSTA: Instituto de Pesquisa rebate acusações de deputado estadual

FALADOR | 20.06.2012 às 06:56h

Em nota sobre as denúncias feitas pelo deputado Augusto Bezerra (DEM), contra uma pesquisa sobre pré-candidatos em Nossa Senhora do Socorro, a Brasil Data Pesquisa, Consultoria e Servicos Ltda, informou que “A Brasil Data está situada, desde a sua fundação em 2005, na Rua Campo do Brito, 314, sala 7, bairro São José, nesta cidade de Aracaju, Sergipe.

Apesar de pouco mais de seis anos de existência, temos orgulho de afirmar que nossa empresa sergipana tem prestado servicos de pesquisa e consultoria para diversas empresas, partidos politicos e instituicoes nos estados de Alagoas, Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraiba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Roraima, Sao Paulo e Sergipe. Esse desempenho, além de favorecer o desenvolvimento do nosso Estado, posto que renda gerada em nossas operacoes noutros estados e trazida para Sergipe (inclusive mediante pagamentos de impostos), atesta que nossos pesquisadores e consultores possuem vasta experiencia tanto no segmento empresarial, quanto de opinião pública.

Não nos cabe entrar no merito da disputa eleitoral do município de Nossa Senhora do Socorro, ou de qualquer outro. Nosso objetivo e fornecer informaçõeses úteis e fidedignas acerca da percepção social do desempenho de políticos, empresas e instituições, com a garantia de resultados confiaveis, capazes de nortear estrategias e tomadas de decisão.

Com efeito, dentre nossos valores, estabelecidos no nosso planejamento estrategico, destacam-se a ética, confiabilidade e honestidade.

Temos por hábito não comentar resultados de pesquisas eleitorais publicadas pela nossa organização, dado que no período que antecede as eleições, normalmente candidatos que não alcançam os resultados esperados costumam direcionar críticas aos institutos de pesquisa, e não ao seu próprio desempenho ou de sua equipe de assessores.

Contudo, torna-se imperativo uma resposta diante de descontrolada acusação do eminente Deputado Augusto Bezerra, veiculada na materia supra citada. Que tal pirotecnia decorra da influência do período junino.

A pesquisa em apreço está devidamente registrada no Tribunal Superior Eleitoral - TSE e cumpre com todos os requisitos da Resolução TSE de n.º 23.364, de 17.11.2011, que dispõe sobre pesquisas eleitorais para as eleições do corrente ano.

A Inferência Estatística trata de procedimentos para obter conclusões sobre uma determinada população a partir de uma dada amostra. No caso dessa pesquisa em Nossa Senhora de Socorro, realizamos coleta no periodo de 4 a 5 de junho de 2012, por meio de amostragem estratificada, com cotas de sexo e idade, com base rigorosamente domiciliar e estratificada com base nos mais recentes dados censitarios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE) e do TSE.

O trabalho foi cuidadosamente executado, a partir da coleta de dados, feita por entrevistadores de nivel universitário, devidamente treinados e orientados por consultores com formação de mestrado e doutorado.

A amostragem por cotas e um tipo não probabilistico que leva em conta as proporções dos individuos nas diferentes categorias populacionais (no caso de eleições, sexo, idade, escolaridade, localização geográfica e nivel de renda sao categorias julgadas importantes). Na pesquisa em apreço, essas ponderações foram publicadas.

Utilizamos a margem de erro de aproximadamente„ 4,0%, com um grau de confiança de 95%, o que, considerando o total de eleitores do Município de Nossa Senhora do Socorro implica numa amostra de 601 (seiscentos e um) entrevistados.

Com efeito, os procedimentos científicos utilizados são os mesmos adotados pelos mais acreditados institutos internacionais de pesquisa de mercado e de opinião.

Vale ainda ressaltar que os sócios da empresa possuem grande experiência no planejamento, execução, controle e aplicação de pesquisas de opinião, atuando no mercado brasileiro desde 1998, e com diversas campanhas políticas realizadas, além de prestar serviços para diversas empresas e instituições privadas.

Em particular, um dos nossos sócios, é professor universitário há vinte e dois anos, possuindo os títulos de Mestre e Doutor e artigos publicados em revistas do Brasil e do exterior, além de larga experiência em Estatística Aplicada, tendo inclusive publicado livro em co-autoria, que trata de procedimento estatísticos, intitulado Manual de Econometria, publicado pela Editora da Fundação Getúlio Vargas, uma das mais prestigiadas do Brasil (ISBN # 8522504598). O referido livro foi inclusive traduzido para o idioma russo, como ..........kA, publicado no Cazaquistão (ISBN # 9965253803).

Por fim, se o Ilustre Deputado Augusto Bezerra pretende divulgar resultados de outra pesquisa realizada em Nossa Senhora do Socorro, cujos resultados supostamente divergem do que obtivemos, não há qualquer problema, basta fazer o que requer a legislação: registrar e, posteriormente, publicar. Uma vez tornados públicos os procedimentos adotados, comparações serão possíveis. Do contrário, é mero exercício de bravata.

Vale ressaltar que acreditamos no potencial do Estado de Sergipe e por essa razão instalamos nossa empresa aqui. Estamos absolutamente seguros que é possível construir uma empresa de pesquisa séria e independente, com qualidade e comprometida com a excelência técnica no Nordeste do País.

Reafirmamos, por fim, o nosso compromisso de oferecer aos nossos clientes sempre as melhores condições para o cumprimento da nossa missão institucional e assim contribuir, por meio de estudos, pesquisa e da geração do conhecimento, para o engrandecimento da sociedade.

Aracaju, 19 de junho de 2012.

Atenciosamente,
Maria Josefa Schubert Lemos, Sócia-administrativa

Da redação:
Mais Política
Comentários
Gilson de Oliveira - mais notícias
2007 - 2017 Gilson de Oliveira, mais notícia
Desenvolvido por Anderson Silva