Ótica Perfil

2012/2014: Sergipano é eleito presidente do Supremo Tribunal Federal

ELEIÇÃO | 15.03.2012 às 06:49h
Com informações do STF


(Foto: Reprodução/Google)

O ministro Carlos Augusto Ayres de Freitas Britto foi eleito, por 10 votos a 1, novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) para o biênio 2012-2014. A eleição aconteceu no início da sessão plenária da Corte, na tarde de quarta-feira, dia 14. A Corte também elegeu, como vice-presidente, o ministro Joaquim Barbosa.

A posse dos ministros nos referidos cargos acontecerá no dia 19 de abril, às 16h. “Agradeço a confiança deste Plenário, prestigiando meu nome para presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça”, disse o ministro Ayres Britto. O presidente eleito ressaltou que seu estilo de trabalho “é de todos conhecido”, no sentido de “projetar sobre o cotidiano institucional um olhar coletivo”, administrando de forma compartilhada. “Tenho a certeza de que contarei com cada um dos senhores para levar a bom termo, rigorosamente nos moldes da Constituição, essa altíssima incumbência de presidir as duas instituições”.

Em relação à vice-presidência do ministro Joaquim Barbosa, o ministro Ayres Britto lembrou o “período de plena harmonia” na condução dos trabalhos no Tribunal Superior Eleitoral, quando ocuparam a Presidência e Vice-Presidência da corte eleitoral. Apesar da eleição para o biênio, o ministro Ayres Britto deve deixar a Corte antes do término do mandato, uma vez que atinge a idade limite para a aposentadoria compulsória em 18 de novembro deste ano.

Ayres Britto nasceu em 18 de novembro de 1942, na cidade de Propriá, Estado de Sergipe.
Da redação:
Mais Política
Comentários
Gilson de Oliveira - mais notícias
2007 - 2018 Gilson de Oliveira, mais notícia
Desenvolvido por Anderson Silva