Ótica Perfil

PRE/SE ajuíza mais 5 ações por infidelidade partidária

REPRESENTAÇÃO | 11.12.2011 às 11:35h

Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério Público Federal em Sergipe

A Procuradoria Regional Eleitoral em Sergipe (PRE/SE) encerrou o trabalho de ajuizamento de ações de perda de mandato por infidelidade partidária contra políticos de Sergipe. No total,foram ajuizadas 98 representações desde o final de novembro. Das últimas cinco ações propostas, quatro são contra políticos que migraram para o recém-criado Partido Pátria Livre (PPL).

Uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 2007 prevê que os políticos com mandato só podem se desfiliar dos partidos pelos quais foram eleitos nos casos de incorporação ou fusão do partido,criação de novo partido, mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário e grave discriminação pessoal.

Documentos– A PRE/SE explicou nas notícias anteriores que, no caso de filiações a um partido recém-criado, não estão sujeitos à penalidade os políticos que participarem da criação do novo partido, conforme documentação apresentada à Justiça Eleitoral na época do registro de seus diretórios em Sergipe. Todos os mandatários processados pela PRE/SE não participaram da fundação do PSD e do PPL.

O procurador regional eleitoral Ruy Nestor Bastos Mello alerta que a fabricação, neste momento, de documentos para comprovar que os políticos fundaram os novos partidos pode configurar crime de falsidade eleitoral, inclusive com possível responsabilidade dos advogados que aderirem a tal conduta. Caso seja necessário, a PRE/SE poderá, inclusive, acionar a Polícia Federal para que investigue a falsificação de tais documentos.

Relação de representados que migraram para o Partido Social Democrático (PSD):

- Jaílton Vieira dos Anjos, vereador de Malhador (Partido Republicano Brasileiro)
- Ivan Biriba Dória, vereador de Pirambu (Partido do Movimento Democrático Brasileiro)
- Augusto Soares Diniz, Vice-Prefeito de Tomar do Geru (Partido dos Trabalhadores)
- Josefa Soares Diniz, Vereadora de Tomar do Geru (Partido dos Trabalhadores)
- Gilvaneide Oliveira Nascimento, vereadora de Arauá (Partido Renovação Trabalhista Brasileiro)

Da redação:
Mais Política
Comentários
Gilson de Oliveira - mais notícias
2007 - 2017 Gilson de Oliveira, mais notícia
Desenvolvido por Anderson Silva