Ótica Perfil

Cartório de Itabaiana registra baixo comparecimento do eleitorado para recadastramento biométrico

REUNIÃO | 04.11.2011 às 07:27h
Passados quase 5 meses do início do cadastramento biométrico, o cartório eleitoral de Itabaiana contabilizou até quinta-feira, dia 03, o comparecimento de apenas 34.085 mil eleitorais, dos 60.330 da 9.ª Zona Eleitoral. Os números representam 56% do eleitorado itabaianense recadastrado, restando 44% para serem regularizados.

A previsão do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) é atingir a meta de 70%, o equivalente a aproximadamente 43 mil eleitores.

Em virtude do baixo comparecimento dos eleitores para a realização do cadastramento biométrico, a Desembargadora Suzana Carvalho, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, e o Juiz Federal e membro do TRE/SE, Ronivon Aragão, se reuniram com representantes e presidentes de partidos, vereadores e imprensa local.

O encontro aconteceu no auditório do Fórum Maurício Gracho Cardoso com o objetivo de mobilizar o eleitorado para a necessidade do recadastramento. A data prevista pelo TRE/SE para encerrar  o recadastramento é 16 de dezembro, e 30 de novembro para o agendamento pela internet.

Dos 75 municípios sergipanos, apenas a Barra dos Coqueiros está fora do recadastramento, uma vez que o município foi o primeiro a utilizar o sistema biométrico na eleição de 2010.

Além de ser uma questão de cidadania, os dados coletados no recadastramento biométrico também serão utilizados no novo documento de identidade a ser implantado no Brasil.

O voto biométrico já será utilizado a partir das eleições municipais de 2012.

AVISO:
A utilização deste e outros artigos deve respeitar a Lei dos Direitos Autorais. Sua veiculação está previamente autorizada desde que as informações autorais sejam citadas.Da redação:
Mais Política
Comentários
Gilson de Oliveira - mais notícias
2007 - 2018 Gilson de Oliveira, mais notícia
Desenvolvido por Anderson Silva