Domingo, 11 de dezembro de 2016
Itabaiana-SE, Mín: 24ºC | Máx: 30ºC

Orquestra de Itabaiana fará apresentação no Teatro Tobias Barreto em Aracaju

CULTURA | 12.10.2010 às 22:04h

Com informações da Filarmônica Nossa Senhora da Conceição

 
(Foto: Reprodução)

A Orquestra Sinfônica de Itabaiana realizará concerto no próximo dia 19, no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, a partir das 20 horas. O espetáculo será em homenagem aos profissionais da Medicina, em comemoração ao Mês dos Médicos. A entrada é franca.
A orquestra é mantida pela Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, a mais antiga instituição musical em atividade no país, fundada em Itabaiana em 1745.

A Filarmônica Nossa Senhora da Conceição da cidade de Itabaiana-SE tem suas origens em 1745 a partir do grupo musical religioso, a Orquestra Sacra do padre Francisco da Silva Lobo; é convertida, em 1879, à denominação de Filarmônica Euphrosina pelo maestro Samuel Pereira de Almeida e em 1897 recebe o nome de Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, pelo maestro Francisco Alves de carvalho júnior. Por suas dependências percorreram nomes ilustres da historiografia sergipana, a exemplo do jurista Tobias Barreto de Menezes (1857-1859), como cantor e flautista, do notável brasileiro José Calazans e do grande político sergipano José Sebrão de Carvalho.

Desde o ano de 2005 a denominação Filarmônica Nossa Senhora da Conceição deixou de representar apenas um grupo musical para constituir-se em instituição e abrigar diversos grupos e programas em suas dependências.
No ano de 2007 foi premiada nacionalmente com o programa de apoio a orquestras do Ministério da Cultura. É reconhecida de utilidade pública Municipal, Estadual e Federal e cadastrada no Fundo da Infância e da Adolescência.

Da redação:
Mais Política
Comentários
Gilson de Oliveira - mais notícias
2007 - 2016 Gilson de Oliveira, mais notícia
Desenvolvido por Anderson Silva