Ótica Perfil

Sergipe comemora 190 anos de emancipação política

Comemorações | 08.07.2010 às 10:27h
A Carta Régia que desanexou da Capitania da Bahia o território de Sergipe, emancipando-o politicamente, completa 190 anos neste dia 8 de julho.
A conquista foi o resultado da luta de criadores de gado e senhores de engenho, que na época eram responsáveis pelo abastecimento das capitanias da Bahia e de Pernambuco.

A Emancipação política de Sergipe resultou de uma luta madura, empreendida pela elite produtora local - criadores de gado e senhores de engenho – até então responsáveis pelo abastecimento das grandes Capitanias da Bahia e de Pernambuco. A reação da Bahia, rejeitando os fatos, criando obstáculos, gerando conflitos, bem demonstra a tutela, para adiar a decisão do Rei.

As circunstâncias da Independência do Brasil serviram para que a decisão da Carta Régia de 8 de julho de 1820 fosse confirmada e referendada por Pedro I, que chegou a elevar, novamente, São Cristóvão à condição de cidade, para ser a capital de Sergipe. A Constituição do Império, que é de 1824, colocou Sergipe entre as Províncias do Brasil.

O dia 8 de julho de 1820 tem sido convertido no símbolo da liberdade, da independência, da autonomia econômica e da construção da sociedade sergipana.

Fonte: "Pesquise - Pesquisa de Sergipe / InfoNet"Da redação:
comentários

WhatsApp: (79) 99977.1266
Email: gilsondeoliveira@gilsondeoliveira.com.br
Gilson de Oliveira - mais notícias
2007 - 2018 Gilson de Oliveira, mais notícia
Desenvolvido por Anderson Silva