Pesquisa do Instituto França aponta vitória do pré-candidato Adailton Souza

Em Itabaiana/SE | 09.09.2020 às 18:40h

Se a eleição para escolher o futuro prefeito de Itabaiana/SE tivesse sido realizada entre os dias 2 e 4 deste mês, o candidato Adailton Souza, PL, sozinho teria engolido, eleitoralmente falando, os candidatos Edson Passos (MDB), Carminha Mendonça (PP), e Olivier Chagas (PT), e ainda botado 22,8 pontos percentuais na frente deles todos.

É o que aponta uma pesquisa feita pelo Instituto França de Pesquisa - IFP - sobre a sucessão da cidade de Itabaiana, realizada nos dias 2, 3 e 4, e na qual foram entrevistados 600 eleitores do município.

EM VOTOS VÁLIDOS

Esses índices são do questionário induzido, ou estimulado, aquele em que o IFP apresenta aos entrevistados um leque de candidatos seguidos da pergunta "em qual destes candidatos a prefeito o Sr. (a) votaria se as eleições fossem hoje?".

E referem-se aos votos válidos - quando são retirados fora os indecisos, os brancos e os nulos e recalculados os resultados. Nesta situação líquida, o candidato Adailton Souza seria detentor de 61,4% das intenções de votos, o candidato Edson Passos teria 18,8%, a candidata Carminha teria 15,4% e Olivier Chagas 4,4%.

Sem retirar fora os indecisos, os brancos e os nulos, o resultado seria esse - com a liderança absoluta, do mesmo modo, de Adailton Souza: 45% de intenção de votos cravados no nome dele, reservando-se 13,8% para o candidato Edson Passos, 11,3% para a candidata Carminha Mendonça e 3,2% para o candidato Olivier Chagas.

ESPONTÂNEA

É a modalidade em que se pergunta em quem o eleitor gostaria de votar para prefeito, mas não se oferece nenhum nome.

Neste caso, a liderança de Adailton vem com 35,8% das intenções, mantendo-se Edson Passos em segundo com 10,5%, e - uma curiosidade - o atual prefeito Valmir de Francisquinho aparece em terceiro com 7,8%, deixando a candidata Carminha Mendonça em quarto com 7,3%, e Olivier Chagas com 2,3%.

Nesta modalidade foram citados, ainda, Luciano Bispo com 0,5%, Maria Mendonça com 0,3%, e Adalberto com 0,2%. Na espontânea é alto o índice dos que disseram que não sabem em quem votam ou que se assumiram indecisos: 23,3%, e outros 12% optaram por branco, nulo ou nenhum dos candidatos.

Em Itabaiana há oficialmente um quinto candidato a prefeito, Bráulio de Zé de Lourenço, do PMN. Mas, ele não pontuou na pesquisa.

A pesquisa tem margem de erro de 4%, intervalo de confiança de 95% e foi contratada pela empesa Miracerta, razão social do Portal JLPolítica, de responsabilidade do jornalista Jozailto Lima. Ela tem registro de número 09457/2020 junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE).

Da Redação: Josailto Lima / JLPolítica - Coluna Aparte
Contatos: gilsondeoliveira@gilsondeoliveira.com.br
WhatsApp: (79) 9-9977-1266 (Colabore com o Site com sugestões, fotos e vídeos)
*Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

 

comentários
WhatsApp: (79) 99977.1266
Email: gilsondeoliveira@gilsondeoliveira.com.br
Gilson de Oliveira - mais notícias
2007 - 2024 Gilson de Oliveira, mais notícia