Denunciado na gestão de Carminha Mendonça, prefeito Valmir de Francisquinho passa por novas investigações

Deotap | 02.12.2019 às 22:11h

Depois de denúncias efetuadas durante a gestão de Carminha Mendonça, atual vice-prefeita de Itabaiana que assumiu interinamente de 20 de novembro de 2018 a 12 de março de 2019 por conta do afastamento de Valmir de Francisquinho, a Delegada Tais Lemos, da DEOTAP, pediu o indiciamento do gestor por suspeita de novos desvios.

As investigações giram em torno da acusação de um suposto desvio de recursos oriundos do pagamento de impostos, a exemplo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITB) e outros, resultando num valor de aproximadamente 3,8 milhões de reais.

A assessoria jurídica do prefeito, por meio do advogado Evânio Moura, emitiu uma nota acerca das conclusões da delegada Taís Lemos.

Confira a nota:

"A defesa está tranquila no sentido de que apresentou documentos e uma justificativa ao Deotap. Infelizmente a doutora delegada Thais entendeu de forma diversa. A gente respeita, mas discorda. Há um equívoco na conclusão dela. A defesa sustenta com veemência de que não houve qualquer tipo de desvio ou perda na arrecadação tributária. A imputação é de irregularidades na arrecadação do IPTU. A gente consegue comprovar documentalmente que a arrecadação durante a gestão do prefeito Valmir, inclusive teve um acréscimo comparado com as gestões anteriores".

A Delegada disse, durante uma coletiva de imprensa, que nos procedimentos instaurados se conclui que o gestor e os assessores diretos que comandavam as finanças públicas da cidade montaram uma espécie de "caixa próprio" para recolher os tributos, sempre pagos em espécie, sem que o montante fosse registrado pela contabilidade do município. Ela disse, ainda, que não há informações sobre o destino, bem como do uso desse dinheiro.

O município nega as irregularidades no caixa e nas finanças, alegando que todos os recursos foram destinados para o pagamento das taxas eram depositados regularmente na conta bancária da prefeitura. Por esse motivo, a defesa informou que não houve desvio e que consegue comprovar documentalmente que a arrecadação teve um acréscimo durante a gestão de Valmir.

Além do prefeito, também respondem a essa ação judicial os assessores Valdirene Rocha Nascimento, secretária da fazenda do município, a tesoureira Tatiane dos Santos Lima e Adalgisa da Silva Oliveira.

Da Redação: Gilson de Oliveira
Contatos: gilsondeoliveira@gilsondeoliveira.com.br
WhatsApp: (79) 9-9977-1266 (Colabore com o Site com sugestões, fotos e vídeos)
*Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

 

comentários
WhatsApp: (79) 99977.1266
Email: gilsondeoliveira@gilsondeoliveira.com.br
Gilson de Oliveira - mais notícias
2007 - 2024 Gilson de Oliveira, mais notícia