Ótica Perfil

Condutores de veículos ciclomotores serão fiscalizados pelo DETRAN

| 03.11.2008 às 21:30h

O Departamento Estadual de Transito (DETRAN) iniciou desde a segunda-feira, dia 03, a fiscalização dos ciclomotores, principalmente no que se refere à utilização de capacete e obrigatoriedade da autorização para conduzir ciclomotores (ACC) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria “A”.
O motorista que não estiver devidamente adequado terá o veículo retido e encaminhado ao DETRAN e só será mediante a presença de uma pessoa devidamente habilitada e portando os acessórios exigidos.

De acordo com a Resolução 203 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), artigo 1º, é obrigatório, para circular em vias públicas, o uso do capacete pelo condutor e passageiro de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo e quadriciclo motorizados.
A CNH e a ACC podem ser requeridas em qualquer unidade de atendimento do DETRAN, em Aracaju, ou nos municípios que possuem Circunscrição Regional de Trânsito (CIRETRAN).
O candidato interessado em adquirir a primeira habilitação dá entrada inicialmente no processo para em seguida, realizar a avaliação psicológica e o exame de aptidão física e mental, além do exame teórico e de direção veicular.
Porém antes ele deve freqüentar um Centro de Formação de Condutor (CFC) para fazer o curso teórico-técnico e prático.

O que é um ciclomotor?

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, um veículo ciclomotor é definido como aquele com duas ou três rodas, provido de um motor de combustão interna, cuja cilindrada não exceda a cinqüenta centímetros cúbicos (3,05 polegadas cúbicas) e cuja velocidade máxima de fabricação não exceda a cinqüenta quilômetros por hora.
Foto: reprodução
comentários

WhatsApp: (79) 99977.1266
Email: gilsondeoliveira@gilsondeoliveira.com.br
Gilson de Oliveira - mais notícias
2007 - 2020 Gilson de Oliveira, mais notícia
Desenvolvido por Anderson Silva