Ótica Perfil

Prazo para requerer título eleitoral termina nesta quarta-feira

| 07.05.2008 às 06:42h
O prazo para requerer o título eleitoral, transferir o domicílio ou alterar o título para participar das eleições deste ano se encerra nesta quarta-feira, dia 07 por determinação da justiça Eleitoral e não será prorrogado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O eleitor deve levar ao cartório eleitoral um documento com foto, podendo ser a carteira de identidade, carteira de trabalho, ou mesmo a carteira de motorista, e um comprovante de residência. Quem for tirar o título pela primeira vez e tem 18 ou mais anos também precisa apresentar o certificado de alistamento militar. Quem tem 15 anos e irá completar 16 até o dia das eleições também deve solicitar o alistamento eleitoral.
O primeiro turno das eleições será realizado em 5 de outubro e o segundo, em 26 de outubro.
O dia 7 de maio também é prazo final para os eleitores que tiveram o título cancelado durante a revisão determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) regularizarem sua situação. Segundo os TREs, 1.898.444 eleitores estão com os títulos sujeitos a cancelamento.
Segundo o TSE, o prazo para o eleitor que precisa apenas solicitar a segunda via do título eleitoral vai até o dia 25 de setembro.
Se o eleitor estiver com o título cancelado e não regularizar sua situação, ele não pode se inscrever no Cadastro de Pessoa Física (CPF) nem obter passaporte. Além disso, não consegue participar de concurso público e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial.  O TSE considera que estão irregulares o cidadão brasileiro que completou 18 anos, os estrangeiros naturalizados há mais de um ano que ainda não se alistaram como eleitores, quem se alistou mais de uma vez na Justiça Eleitoral ou quem deixou de votar em três eleições consecutivas e não justificou as ausências.
comentários

WhatsApp: (79) 99977.1266
Email: gilsondeoliveira@gilsondeoliveira.com.br
Gilson de Oliveira - mais notícias
2007 - 2020 Gilson de Oliveira, mais notícia
Desenvolvido por Anderson Silva