Sábado, 10 de dezembro de 2016
Itabaiana-SE, Mín: 24ºC | Máx: 30ºC

Itabaiana registra menor taxa de homicídios em cinco anos

COMBATE AO CRIME | 30.12.2010 às 08:07h

Com informações da SSP/SE

 
(Foto: Reinaldo Gasparoni/SSP)

A Polícia Civil registrou em 2010 uma redução no número de crimes de homicídio no município de Itabaiana, em relação aos registros dos últimos cinco anos. Aconteceram neste ano 26 assassinatos, enquanto em 2006, por exemplo, foram registrados 55 crimes do mesmo tipo. O decréscimo seguiu uma tendência que começou em 2007, com 43 casos; 2008, que teve 48 registros; e 2009, com 41 ocorrências. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 29, na Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).

Os números apontam, também, uma queda no número de registros ocorridos no segundo semestre de 2010, quando comparado ao primeiro semestre deste ano. De janeiro a junho aconteceram 15 homicídios. Já no segundo semestre de 2010 esse número caiu para 11 casos. "Esse índice já chegou a ser de cinco homicídios por mês em outros anos", pontuou o coordenador regional da PC, delegado Fábio Pereira.

Outro fator interessante diz respeito as elucidações dos homicídios, conforme aponta o delegado. "A Polícia Civil alcançou hoje uma média de 80% na resolução de crimes e na identificação dos autores. Esse índice está muito acima da média nacional, que não ultrapassa os 40%", reforçou o coordenador.

Ainda de acordo com Pereira, os bons resultados passam pela integração das forças policiais com o Poder Judiciário e o Ministério Público local. "Os bons resultados são frutos do apoio constante da SSP, através dos seus órgãos superiores, bem como da integração entre o Poder Judiciário, o Ministério Público e as Polícias Civil e Militar. Para se ter uma idéia, os crimes sexuais ocorridos nos últimos três anos em Itabaiana foram todos elucidados", detalhou.

Repressão conjunta

 
(Foto: Reinaldo Gasparoni/SSP)

A unidade policial civil de Itabaiana registrou, ainda neste ano, 463 prisões e 17 apreensões de menores. "Somente da segunda quinzena do mês de junho até o momento foram retirados de circulação em Itabaiana 284 infratores. Comparado ao ano passado houve um aumento de mais de 37% no número de detenções, já que em 2009 foram registradas 288 prisões", acrescentou o delegado Fernando Melo, coordenador da Polícia Civil do Interior, que também participou da divulgação.

A redução na criminalidade passa pelo trabalho das Polícias Civil e Militar na repressão e combate ao crime de tráfico de drogas e na apreensão de armas de fogo. De acordo com o delegado Hugo Leonardo, do Setor de Entorpecentes da Regional sediada no município, as prisões, somadas às apreensões de armas e drogas, acabaram reduzindo consideravelmente o número de ocorrências criminosas na cidade, inclusive de homicídio.

 
(Foto: Reinaldo Gasparoni/SSP)

"Com relação ao tráfico de drogas, estamos concentrando o trabalho para desestabilizar a base do narcotráfico, pois acreditamos que isso irá ruir a pirâmide dessa modalidade de crime, que alimenta outras práticas criminosas. Foram apreendidos somente no segundo semestre de 2010 11 quilos de entorpecentes e cerca de 30 traficantes foram presos nesse período", explicou Leonardo.

Mais reduções

Os registros de roubo de gado também apresentaram diminuição. Em 2009 aconteceram 14 casos e em 2010 esse número caiu para 9. Furtos a residência tiveram uma redução de mais de 70% quando comparado ao ano de 2009.

A modalidade de roubo ou furto de motocicleta foi outro dado que apresentou redução. Em 2009 foram registrados 79 casos e em 2010 esse número caiu para 41, representando uma queda de mais de 48%.

Com relação aos registros de roubos qualificados, a unidade da Polícia Civil de Itabaiana registrou queda também. Em 2009 aconteceram 167 casos e em 2010 aconteceram 105 registros.

Da redação:
Mais Notícias
Comentários
Gilson de Oliveira - mais notícias
2007 - 2016 Gilson de Oliveira, mais notícia
Desenvolvido por Anderson Silva