Domingo, 04 de dezembro de 2016
Itabaiana-SE, Mín: 23ºC | Máx: 29ºC

Cai índice de criminalidade em Itabaiana

SEGURANÇA PÚBLICA | 08.10.2010 às 18:51h

Com informações da SSP

Uma análise feita com base nos registros on-line da Intranet da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) apontou uma queda no número de delitos na cidade de Itabaiana nos últimos três meses de 2010. Nos meses de julho, agosto e setembro de 2009 foram registradas 241 ocorrências de crimes contra o patrimônio. Nesse ano de 2010, durante o mesmo período, foram computadas 70 ocorrências a menos.

 
(Foto: Jadilson Simões)

A queda foi ainda mais acentuada com relação aos crimes contra a vida, a exemplo de homicídios, lesões corporais e infanticídios. “Os registros indicam que delitos desse tipo foram reduzidos a menos da metade, que os registrados no mesmo período do ano passado. Mesmo com menos ocorrências, o número de prisões aumentou e hoje o município tem uma média de 1,5 prisões por dia, ou seja, nos últimos 100 dias, cerca de 150 prisões foram registradas pela Delegacia Regional”, avaliou o delegado regional Fábio Pereira.

Ainda segundo Pereira, essa queda é fruto de uma atuação continua da SSP na região. “Ano passado, por exemplo, diversas tropas especializadas da capital, como o COPE e o COE, foram deslocadas para Itabaiana por período indeterminado, na operação Normandia, com o intuito de reprimir a prática de crimes, e que findou com um balanço bastante positivo na região”, destacou.

De acordo com a polícia, o município de Itabaiana já teve uma média de quase cinco homicídios por mês no ano de 2006 e a média desse ano gira em torno de 2,5. No último mês de setembro, por exemplo, apenas um homicídio foi registrado em Itabaiana. No tocante a repressão ao tráfico de drogas, as apreensões feitas pela equipe de entorpecentes, coordenada pelo delegado Hugo Leonardo, entre os meses de julho a setembro desse ano, são maiores que todas as apreensões somadas nos últimos dois anos.

Outro destaque foi o trabalho desenvolvido pelo setor de roubos e furtos, sob a direção do Delegado Nélio Bicalho, que mantém agentes permanentemente nas ruas, fazendo consultas de veículos e investigações. Na tarde desta quinta-feira, 7, a equipe ao realizar abordagens e consultas ao sistema de Boletins de Ocorrências on-line, recuperou mais uma motoneta do modelo Shineray, chegando ao saldo de cinco motonetas recuperadas somente essa semana.

A quantidade de crimes elucidados é outro ponto que tem contribuído para a redução da criminalidade. A Delegacia da Mulher, que tem a frente à delegada Juliana Alcoforado, conseguiu elucidar todos os crimes de violência sexual ocorridos nos últimos três anos. “Todas essas ações tem contado com um amplo respaldo do Poder Judiciário e do Ministério Público Estadual. Além disso, o 3º Batalhão da Polícia Militar, sob o comando do coronel Vieira, tem trabalhado de forma integrada com a Polícia Civil, mantendo as equipes permanentemente nas ruas, realizando prisões e principalmente evitando as ocorrências criminosas”, finalizou Pereira.

Da redação:
Mais Notícias
Comentários
Gilson de Oliveira - mais notícias
2007 - 2016 Gilson de Oliveira, mais notícia
Desenvolvido por Anderson Silva