Ótica Perfil

Prédio da antiga Casa de Detenção de Aracaju é demolido

| 02.02.2008 às 17:23h

Uma história de 82 anos teve o seu capítulo final na manhã da última quinta-feira, dia 31 de janeiro de 2008, quando foi demolida as antigas instalações da Casa de Detenção de Aracaju localizada no Bairro América. Do antigo presídio, será mantido apenas a estrutura da fachada, que lembra um castelo medieval, como patrimônio histórico e arquitetônico.
Já a área das galerias, onde eram alojados os internos, será transformada em uma unidade de capacitação para agentes e guardas prisionais que integram o sistema penitenciário, além de sediar núcleos administrativos da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc), que atualmente funcionam em prédios alugados.
A Casa de Detenção de Aracaju foi inaugurada em outubro de 1926, no governo de Maurício Graccho Cardoso e foi concebida para abrigar 180 internos, que ficou ultrapassada com o passar dos anos, chegando a alojar cerca de 700 presos.
Em fevereiro de 2007, o governador Marcelo Déda, PT, decidiu desativar a Casa de Detenção, transferindo os detentos para o Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan), em São Cristóvão.
Foto: Reprodução
comentários

WhatsApp: (79) 99977.1266
Email: gilsondeoliveira@gilsondeoliveira.com.br
Gilson de Oliveira - mais notícias
2007 - 2020 Gilson de Oliveira, mais notícia
Desenvolvido por Anderson Silva