Ótica Perfil

Mulher de 34 anos é o primeiro caso confirmado do Novo Coronavírus em Itabaiana

Isolamento domiciliar | 05.04.2020 às 06:02h

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) divulgado na noite de sábado (4) um caso de COVID-19 proveniente da cidade de Itabaiana, no Agreste sergipano. Trata-se de uma mulher de 34 anos, filha da mulher de 61 anos, e neta da idosa de 90 anos.

A princípio, a notificação tinha sido para Aracaju, uma vez que a paciente havia informado um endereço da capital sergipana, o que foi posteriormente corrigido. Ela deu entrada no Hospital Zona Sul Fernando Franco, em Aracaju, com sintomas de síndrome respiratória e já se encontra em isolamento domiciliar.

A mulher de 61 anos, não possuía histórico de viagem e nem contato com casos confirmados. Ela era diabética, hipertensa, com histórico de doença vascular periférica, deu entrada no Hospital Zona Norte de Aracaju, e que faleceu na quinta-feira (02).

Já a idosa de 90 anos deu entrada no Serviço de Pronto Atendimento do Ipesaúde, em Aracaju, com dificuldades para respirar e faleceu pelo Novo Coronavírus na sexta-feira (03). Além das duas mulheres, de 61 e 90 anos, respectivamente, um homem de 60 anos também faleceu no sábado (04) com diagnostico para o COVID-19.

Segundo a SES, o Estado de Sergipe tem 32 casos confirmados, sendo 27 em Aracaju, dois em Propriá, e os demais em Capela, Nossa Senhora da Glória Itabaiana, todos com um caso. Desse total, 14 pessoas receberam alta e estão em tratamento domiciliar.

Secretaria de Saúde de Itabaiana emite nota após a confirmação do caso

Leia:

A Secretaria de Saúde de Itabaiana, através da sua Vigilância Epidemiológica, vem por meio desta informar que procede o primeiro caso de uma cidadã itabaianense contaminada pela Covid-19, o novo coronavírus.

É importante destacar que a contaminação, conforme o histórico da paciente indica, não teria acontecido dentro dos limites do município, uma vez que a mulher é filha da senhora de 61 anos e neta da de 90 anos que foram as primeiras vítimas mulheres fatais da pandemia em Sergipe, cujos casos ocorreram em Aracaju, local em que a moradora de Itabaiana se encontrava justamente cuidando de sua genitora, enquanto esta padecia da enfermidade que, infelizmente, a levou a óbito.

A Vigilância Epidemiológica já tinha conhecimento desse caso na última sexta-feira (03). Com a confirmação da contaminação neste sábado (04), através de exame, estabeleceu os contatos e vem dando a devida atenção a ela e aos familiares, observando todas as normas de segurança, bem como garantindo acesso a todo tipo de auxílio que estiver ao alcance da administração pública municipal.

Resguardando a identidade de todos os envolvidos, a Vigilância Epidemiológica informa que a paciente se encontra em isolamento domiciliar total, sem contato direto e pessoal nem com os familiares, sempre com os devidos acompanhamentos necessários.

Por fim, destacamos que o fato de que a contaminação não teria se dado em Itabaiana apenas reforça a necessidade de que todas as medidas tomadas até este momento sejam reforçadas, sejam por parte do poder público, sejam por parte da população. O coronavírus só pode ser vencido com a colaboração de todos, sem exceção.

Itabaiana/SE, 5 de abril de 2020.

Da Redação: Gilson de Oliveira
Contatos: gilsondeoliveira@gilsondeoliveira.com.br
WhatsApp: (79) 9-9977-1266 (Colabore com o Site com sugestões, fotos e vídeos)
*Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

 

comentários

WhatsApp: (79) 99977.1266
Email: gilsondeoliveira@gilsondeoliveira.com.br
Gilson de Oliveira - mais notícias
2007 - 2020 Gilson de Oliveira, mais notícia
Desenvolvido por Anderson Silva