Ótica Perfil

Aluna do campus Itabaiana representa o IFS em torneio nacional de xadrez

NO NORDESTE | 19.09.2014 às 20:20h

Entre os dias 19 e 23 deste mês, uma aluna do campus Itabaiana integrará a equipe que vai representar o Instituto Federal de Sergipe nos Jogos Nacionais dos Institutos Federais (JIF 2014), na modalidade xadrez. O evento vai acontecer em Natal (RN) e reunirá estudantes dos institutos federais que venceram a etapa regional, realizada este ano em Teresina.

 

Xadrez 

(Foto: Divulgação)


Para a aluna do curso subsequente de manutenção e suporte de informática Gilvaneide Cardoso dos Santos, a participação no torneio de xadrez é o resultado da dedicação nos treinamentos ao longo dos meses. "Estou com bastante expectativa de trazer uma medalha para Itabaiana, pois me sinto preparada e motivada para competir com os estudantes do resto do Brasil, comenta a jovem de 19 anos, que já tem a conquista de duas medalhas no currículo".


O professor Paulo Pereira Lima, responsável pelo treinamento dos alunos, explica que a participação dos estudantes em competições esportivas, em especial o xadrez, ajuda no desenvolvimento de habilidades importantes no aprendizado. "Incentivo à disciplina, aumento da concentração e melhora no raciocínio lógico são algumas das competências que o xadrez ajuda a estimular", diz.


Preparação


O trabalho de preparação dos alunos para participar dos torneios de xadrez é desenvolvido por etapas. De início, é fornecido o treinamento básico, voltado para iniciantes, em que o esporte e as suas regras são apresentados aos estudantes. "O objetivo aqui é o aprendizado dos princípios do xadrez", conta Paulo Pereira. Em seguida, são promovidas competições internas para identificar os estudantes que possuem talento para o desenvolvimento no esporte.


Segundo Gilvaneide, a prática do xadrez consegue aliar a melhora no desempenho estudantil com a possibilidade de ter novas experiências de vida: "Eu possuo o apoio da minha família para continuar no esporte. Hoje, tenho vontade de ir para ainda mais lugares competir e, quem sabe um dia, me dedicar profissionalmente ao xadrez".


Os Jogos dos Institutos Federais são promovidos anualmente pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec - MEC).


Por Geraldo Bittencourt da Assessoria de Comunicação do Instituto Federal de Sergipe - Campus Itabaiana

Da redação:
Mais Esporte
Comentários
Gilson de Oliveira - mais notícias
2007 - 2017 Gilson de Oliveira, mais notícia
Desenvolvido por Anderson Silva