Domingo, 11 de dezembro de 2016
Itabaiana-SE, Mín: 24ºC | Máx: 30ºC

Clubes e federação definem fórmula de disputa

SERGIPÃO 2011 | 13.11.2010 às 09:05h

Reunidos na tarde de quinta-feira, dia 11, na sede da Federação Sergipana de Futebol (FSF), dirigentes e representantes de oito equipes profissionais, definiram a fórmula de disputa do Campeonato Sergipano da Série A-1 de 2011.

A competição terá início no dia 6 de fevereiro e se estenderá até o final de maio com a participação do Club Sportivo Sergipe, Associação Olímpica de Itabaiana, Associação Desportiva Confiança, Sociedade Esportiva River Plate (Carmopólis), América Futebol Clube (Proprá), São Domingos Futebol Clube (São Domingos), Associação Atlética Guarany (Porto da Folha), Olímpico Esporte Clube (Itabianinha) e mais, o campeão e o vice da Série A-2 de 2010, respectivamente.

A fórmula de disputa, aprovada por unanimidade, terá três fases, sendo que as duas primeiras serão classificatórias e uma fase final e decisiva, que apontará o campeão estadual. 

Na primeira fase, batizada de "Taça Cidade de Aracaju", as equipes serão divididas em dois grupo de 5 equipes, cada, quando se confronta o grupo “A” contra "B", em jogos de ida e volta. Em seguida as duas primeiras colocadas de cada grupo fazem um cruzamento olímpico, que também terá jogos de ida e volta, em proposta apresentada pelos dirigentes do Itabaiana e aprovada por 7 votos a 1, quando o 1º de "A" joga com o 2º de "B" e o 1º de "B" enfrenta o 2º de "A". Os vencedores decidem o título da Taça Cidade de Aracaju.

Já a segunda fase será disputada a "Taça Estado de Sergipe", onde as equipes de jogam entre si, dentro do mesmo grupo ou seja, "A" contra "A" e "B" contra "B", de onde sairão também duas equipes classificadas de cada grupo, para um novo cruzamento olímpico. O vencedor desse cruzamento, que será igual ao da primeira fase, decide o titulo estadual, também em dois jogos, com o vencedor da Taça Cidade de Aracaju. O vencedor da terceira fase será proclamado Campeão Sergipano de 2011. Se o campeão das duas fases iniciais for a mesma equipe, não haverá fase final.

No arbitral ficou definido ainda que os representantes sergipanos na Copa do Brasil de 2012 serão o campeão e o vice-campeão estadual de 2011, uma vez que não haverá mais a Copa Governo do Estado, como também os dois primeiros colocados no compeonato sergipano irão representar o Estado no Campeonato do Nordeste da Segunda Divisão e caso, o campeão e o vice sejam equipes que já tenham vagas garantidas na competição regional, os representantes passam a ser naturalmente o segundo e terceiro colocados.

Após a definição da fórmula de disputa do Campeonato Sergipano de 2011, foram realizados os sorteios os grupos. No Grupo "A", o Confiança será o cabeça de chave, seguido de Itabaiana, América, Guarany e São Domingos, enquanto no Grupo "B", o Sergipe é o cabeça de chave, seguido de River Plate, Olímpico, além do campeão e vice da Série A-2 de 2010.

A abertura do Campeonato Sergipano de 2010 deve acontecer com a realização de dois clássicos. Com Sergipe e Confiança jogando no Estádio Lourival Baptista, em Aracaju, e no Estádio Presidente Médici, o Itabaiana enfrentando River Plate. Proposta que será definida posteriormente pela presidência da Federação Sergipana de Futebol e direção dos clubes.

Outra novidade para a competição do próximo ano é que haverá "parada técnica" aos 30 minutos de cada tempo com duração de 5 minutos. A proposta foi sugerida pela federação e aprovada pelos dirigentes dos clubes.

O lançamento oficial da competição será realizado possivelmente no mês de dezembro ou início de janeiro, quando na oportunidade serão apresentados a fórmula, regulamento, tabela e patrocinadores.

O troféu do campeão estadual de 2011 receberá o nome do jornalista lagartense Leó Filho, por indicação da Federação Sergipana de Futebol, que nos últimos anos tem procurado homenagear desportistas sergipanos vivos e com serviços reconhecidamente prestados ao esporte do nosso Estado.

A utilização deste e outros artigos deve respeitar a Lei dos Direitos Autorais. Sua veiculação está previamente autorizada desde que as informações autorais sejam citadas.

Da redação:
Mais Esporte
Comentários
Gilson de Oliveira - mais notícias
2007 - 2016 Gilson de Oliveira, mais notícia
Desenvolvido por Anderson Silva